Segunda-feira, 16 de Outubro de 2017
Nome:
E-mail:
3
0
1

A viagem pode ser feita de automóvel ou por trem, uma velha Maria-Fumaça, que liga São João Del Rei a Tiradentes. Passando por casarões centenários, estreitas víelas, igrejas (verdadeiras obras de arte), pelo conjunto arquìtetônico do antigo sítio urbano e pelo balneário de Águas Santas, na Serra de São José. De automóvel a estrada já é uma atração, com suas paisagens, locaìs para lanche e descanso, provando a deliciosa culìnária e apreciando a maior atração da viagem, a simpatia do povo mineiro.

Os paulistas, que haviam descoberto ouro nas terras de Ouro Preto e nas águas do Rio das Velhas no início do século XVIII, encontraram novas jazìdas auríferas nas imediações do Río das Mortes, fíxandose e formando o pequeno arraial de Santo Antônio. Em 19 de janeiro de 1718 foì elevado à categoria de vila - Vila São José; em 1889 passou a se chamar Tiradentes, cidade natal do herói da Inconfidência.

A extração do ouro foi a atívidade econômica que manteve São José por quase um século. Durante esse período seus habitantes construíram igrejas e capelas ricamente adornadas por obras de arte do rococó e barroco, deixando para suas moradas a simplìcidade e a modéstia.

O esgotamento das minas, trouxe um longo período de decadência econômica a Tìradentes que perdurou até recentemente, quando foi revitalizada pelo turismo. No entanto seu Centro histórico com suas vielas, becos, igrejas, capelas e casarões estão preservados.