Segunda-feira, 11 de Dezembro de 2017
Nome:
E-mail:
2
0
1

A CAPITAL DA INDÚSTRIA E DO COMÉRCIO

A história de Contagem está diretamente ligada ao período da colonização, iniciada no século XVII, com a descoberta do ouro pelos bandeirantes paulistas.

A Coroa Portuguesa alarmou-se quanto ao destino errôneo dado ao precioso metal e buscou soluções para os problemas que Ihe foram apresentados, criando normas para incorporar todo o "poderio de mando" que Ihe competia, promovendo instalação de postos de arrecadação das cargas, escravos e gados que entravam nas minas: Os Registros.

A origem do nome Contagem, em agosto de 1716, deu-se em função da entrada pelo "Registro da Abóboras", de um posto fiscal na Comarca do Rio das Velhas. Um outro fator decisivo foi quando ocorreu a implantação do Registro e formou-se um pequeno povoado que conseguiu se desenvolver e conjugar as funções comercìais e agropastoris, durante os séculos XVIII e XIX, quando foi instalado o Parque Industrial "Juventino Dias".

A partir daí, Contagem, distante apenas 21 quilômetros da capital Belo Horizonte, ficou situada na região central de Minas Gerais, o que foí determinante para sua industrialização.

A região foi escolhida por ser vizinha à capital, apresentar um relevo moderado e ter boas condíções de acesso que ligam Minas Gerais ao Rio e São Paulo, íncluindo também o Aeroporto Internacional Tancredo Neves, que serve a cidade de maneira estratégica.

Com a população de 646 mil habitantes Contagem ocupa o 3° lugar no Estado de Minas Gerais em população e mão-de-obra, e para ìsto, o município investe constantemente na formação e qualificação de suas equipes de trabalho, acompanhando o desempenho e as necessìdades de cada uma, analisando a conduta e o comportamento delas. São esses fatores preponderantes que determinam o potencial competitivo do mercado, mantendo sempre em alta a qualidade dos serviços prestados e o bom atendimento aos clientes.

Contagem também possui uma complexa rede de serviços urbanos para satisfazer as necessidades de seus investìdores e atrair cada vez maìs, novos investimentos.

Ao lado dos empreendimentos que visam ampliar cada vez mais o Parque Industrial do Município, a Prefeitura de Contagem tem desenvolvido amplo programa de urbanização voltada para o bem estar coletivo, como a criação de parques e áreas verdes, tornando a cidade melhor ainda para se viver.